Templates da Lua

Pop-In

Quem nunca jogou um game e conseguiu perceber que o cenário parecia atrasar para exibir elementos como árvores, carros, prédios e diversos outros objetos ou pessoas? Este tipo de defeito, que leva o nome de pop-in, sempre esteve presente nos jogos, principalmente quando os títulos em três dimensões passaram a fazer parte do mercado

Por que acontece?

Um dos grandes desafios no desenvolvimento de um game é aliar velocidade de exibição aos melhores gráficos possíveis, o que, em muitos casos, acaba sendo um fracasso. Por esse motivo, os pop-ins aparecem, na maioria das vezes, em jogos em que o cenário é muito extenso ou naqueles em que o jogador o atravessa rapidamente, como em games de corrida.
No entanto, na maioria das grandes produções, esses detalhes são muito sutis e não interferem em nada no aproveitamento dos games. Só mesmo jogadores muito exigentes achariam defeitos ao olhar para elementos muito distantes, o que acontece em games como o novo PURE.

Computadores

O atraso na exibição de elementos do cenário ocorre de forma semelhante nos jogos de computador, mas a gama de opções referentes à qualidade do vídeo nos jogos no PC permite algumas alternativas para contornar a situação, o que depende, é claro, da potência de sua máquina.

Como um bom exemplo, podemos citar os últimos títulos da série GTA, que contém uma função para ampliar o campo visual do personagem em relação ao cenário, exibindo elementos mais distantes, o que dificulta o aparecimento de pop-ins perceptíveis durante o jogo.
Como amenizar.

Além dessas configurações, a maneira mais inteligente que os desenvolvedores encontraram para amenizar os erros é exibir elementos distantes com texturas simples ou monocromáticas, o que demanda menos recursos do computador ou console.
Desta forma, o que o jogo faz ao se aproximar dos objetos é, basicamente, atualizar as texturas para as definitivas, sem que o usuário perceba a mudança.

Nenhum comentário:

Postar um comentário